L.B.
... Chegámos ao Paradiso, a vivenda cor-de-rosa, agora Clínica, que conservava a cor do tempo da tia Eufrosina. No átrio, ao fundo da larga escadaria de madeira, lá estava a reprodução das «Três Graças» de Antonio Canova, por cujo original a tia se apaixonara ao vê-lo no 1º andar do Hermitage...
Antonio Canova (Possagno, 1 de novembro de 1757 — Veneza, 13
de outubro de 1822) foi um desenhista,pintor, antiquário e arquiteto italiano,
mas é mais lembrado como escultor, desenvolvendo uma carreira longa e
produtiva. Seu estilo foi fortemente inspirado na arte da Grécia Antiga. Suas
obras foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da
Antiguidade, e foi tido como o maior escultor europeu desdeBernini, sendo
celebrado por toda parte. Sua contribuição para a consolidação da arte
neoclássica só se compara à do teórico Johann Joachim Winckelmann e à do pintor
Jacques-Louis David, mas não foi insensível à influência do Romantismo. Não
teve discípulos regulares, mas influenciou a escultura de toda a Europa em sua
geração, atraindo inclusive artistas dos Estados Unidos, permanecendo como uma
referência ao longo de todo o século XIX especialmente entre os escultores do
Academismo. Com a ascensão da estética modernista caiu no esquecimento, mas sua
posição prestigiosa foi restabelecida a partir de meados do século XX. Também
manteve um continuado interesse na pesquisa arqueológica, foi um colecionador
de antiguidades e esforçou-se por evitar que o acervo de arte italiana, antiga
ou moderna, fosse disperso por outras coleções do mundo. Considerado por seus
contemporâneos um modelo tanto de excelência artística como de conduta pessoal,
desenvolveu importante atividade beneficente e de apoio aos jovens artistas.
Foi Diretor da Accademia di San Luca em Roma e Inspetor-Geral de Antiguidades e
Belas Artes dos estados papais, recebeu diversas condecorações e foi nobilitado
pelo papa Pio VII com a outorga do título de Marquês de Ischiacontemporâneos
com a melhor produção da Antiguidade, e foi tido como o maior escultor europeu
desdeBernini, sendo celebrado por toda parte. Sua contribuição para a
consolidação da arte neoclássica só se compara à do teórico Johann Joachim Winckelmann
e à do pintor Jacques-Louis David, mas não foi insensível à influência do
Romantismo. Não teve discípulos regulares, mas influenciou a escultura de toda
a Europa em sua geração, atraindo inclusive artistas dos Estados Unidos,
permanecendo como uma referência ao longo de todo o século XIX especialmente
entre os escultores do Academismo. Com a ascensão da estética modernista caiu
no esquecimento, mas sua posição prestigiosa foi restabelecida a partir de
meados do século XX. Também manteve um continuado interesse na pesquisa
arqueológica, foi um colecionador de antiguidades e esforçou-se por evitar que
o acervo de arte italiana, antiga ou moderna, fosse disperso por outras
coleções do mundo. Considerado por seus contemporâneos um modelo tanto de excelência
artística como de conduta pessoal, desenvolveu importante atividade beneficente
e de apoio aos jovens artistas. Foi Diretor da Accademia di San Luca em Roma e
Inspetor-Geral de Antiguidades e Belas Artes dos estados papais, recebeu
diversas condecorações e foi nobilitado pelo papa Pio VII com a outorga do
título de Marquês de Ischia.
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