23/09/2021

"A Mulher que Venceu Don Juan" na Roménia

BIOBIBLIOGRAFIA – 2021

 Teresa Martins Marques é presidente do PEN Clube Português.

Foi membro da direcção da Associação Portuguesa de Escritores e sua Secretária-Geral.  Foi também vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Críticos Literários .  É membro da Sociedade Portuguesa de Autores. 

  Investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL).

Fez doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, instituição onde obteve a licenciatura em Filologia Românica e o mestrado em Literatura Portuguesa Moderna. 

 Na década de 80 foi assessora de um Grupo Parlamentar da Assembleia da República, com intervenção na Comissão de Educação, para questões relacionadas com o Projecto de Lei de Bases do Sistema Educativo. No âmbito deste Projecto, desenvolveu intensa actividade de palestrante, de norte a sul do país, em debates que dinamizaram a Formação  Contínua de Professores.

Na década de 90 fez parte da equipa do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa (1992 a 1995), nomeadamente na vertente da terminogia literária.

Foi Orientadora Pedagógica da Formação de Professores tendo elaborado (em co-autoria com a docente de Didáctica do Francês, da Faculdade de Letras de Lisboa), diversos manuais antológicos – Salut, France 2000! -, de Geografia, Civilização e Literatura Francesas, bem como os programas desta disciplina, para a Formação de Jovens em Regime de Alternância (Ministério da Educação / Ministério do Trabalho).

 Ao nível editorial, teve a seu cargo a direcção da Edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis, no Círculo de Leitores (1994-1996), e assinou cada uma das introduções dos 13 volumes da Obra.  É actualmente a representante deste escritor, por Procuração exarada no Consulado de Portugal, em Nova Iorque, pela sua única neta Monica Migueis Jakobs.

Dirigiu a equipa de organização do Espólio Literário de David Mourão-Ferreira, na Fundação Calouste Gulbenkian / Ministério da Educação (1997-2004).

Fez parte de júris de ficção, de poesia e de ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, da FENPROF, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, do PEN Clube Português e das Correntes d’Escritas. Durante vários anos, integrou o Júri do Instituto Camões, para o Programa de Apoio à Tradução da Literatura Portuguesa no Estrangeiro.

Colaboração com o PEN International :

 Publicação do artigo « Enfance et Violence chez José Rodrigues Miguéis et Jennifer Clement» (Presidente do International PEN)  in  PEN 50th International Writers Meeting,  Bled,  April, 2018.

Publicação do artigo  Écrire la Violence» )  in  PEN 52th International Writers Meeting,  Bled,  April, 2020.

  Desenvolve actividade regular, como palestrante e conferencista, em Portugal e no estrangeiro ; tem participado em  congressos ligados às suas áreas de trabalho, com colaboração ensaística nas principais revistas literárias de Portugal e do Brasil e em cerca de três dezenas e meia de volumes colectivos de ensaio, para além dos seguintes  títulos  individualmente publicados :

 ENSAIO:

-Si On Parle du Silence de la Mer (1985) - Estudo da novela de Vercors, Le Silence de la Mer;

-O Eu em Régio: a Dicotomia de Logos e Eros. Prémio de Ensaio José Régio / 1989. 1ª ed. 1993; 2ª ed. 1994;

-O Imaginário de Lisboa na Ficção Narrativa de José Rodrigues Miguéis. (tese de mestrado) 1ª ed. 1994; 2ª ed. 1996; 3ª ed.1997;

 -Leituras Poliédricas. 1ª ed. 1996, 2ª ed. refundida e aumentada, 2002;

-Clave de Sol - Chave de Sombra. Memória e Inquietude em David Mourão-Ferreira (2011- tese de doutoramento).  Edição em livro, refundida e aumentada, 2016.

BIOGRAFIA: O Fio das Lembranças - Biografia de Amadeu Ferreira, 2015.

CONTO: Carioca de Café, 2009; Degraus do Passado, 2014 ; O Avesso do Amor, 2019 ; Chronica Adefonsi Imperatoris, 2020 ; Casamento Secreto, 2021.

 TEATRO: Anjas ao Sol, 2015.  (Incluído no livro colectivo Anjas do Nosso Mundo, Editora Labirinto de Letras.)

ROMANCE: A Mulher que Venceu Don Juan, 2013. Sobre este romance foram  realizadas duas  dissertações : de licenciatura, na Universidade de Bucareste por Gabriel Alexandru Streinu (2014) ; de mestrado, por Ana Carolina Mendes Camilo : « Representações Femininas em A Mulher Que Venceu Don Juan» . Orientação da Profª. Doutora Maira Angélica Pandolfi, UNESP, Brasil, Janeiro de 2019.   

  OS DIAS DA PESTE: Organização e prefácio da antologia internacional que reúne 272 autores de 58  países, que escrevem em português, inglês , espanhol e francês.

TRADUÇÃO:Acaba de ser publicada  a tradução deste romance na Roménia,  feita Georgiana Barbulescu, na Editora Electra  de Bucareste, cuja capa aqui apresentamos. 

1 comentário: