10/08/2014

Ana Diogo - Diário de bordo

Apresentação do livro em Moncorvo.Foto :Lb
Ana Diogo
Um romance arrebatador que retrata uma hedionda realidade social
Incidindo sobre uma temática extremamente actual e dramática, o romance de Teresa Martins Marques é uma obra envolvente pelo seu assombroso realismo e conteúdo pungente… Como leitora, senti-me constantemente seduzida, incapaz de pousar o livro até ao final – não há um momento de cansaço, pelo contrário, o desejo e prazer de ler crescem à medida que se avança na leitura, e que a trama, altamente emotiva e cativante, se desenrola. É uma obra belíssima a todos os níveis e de inquestionável qualidade literária. Permito-me felicitar a autora pela excelência da escrita, pela audaz escolha de um tema tão polémico quanto urgente, pela seriedade com que o trata, mas também pelo enorme empenhamento cívico que a obra deixa transparecer. Nas palavras da personagem central - "A violência é um polvo tentacular. Não raro, vem embrulhada em celofane com o falso rótulo de amor." Recomendo vivamente!
(21.01.14)

 Contar a Leitura

Ana Diogo                        08-12-2013 17:50
Querida Teresa, Embora ansiosa por iniciar a leitura do seu livro, este fds tem sido demasiado agitado, com visita de familiares, e ainda pouco consegui avançar. No entanto, tive agora um tempinho e quero dizer-lhe que não consigo ultrapassar o capítulo "Na cave real" que li e reli uma data de vezes emocionadíssima. Sabe, nunca esqueci uma resposta um tanto enigmática que me deu no Verão quando eu me queixava de ter os meus netos tão longe... A Teresa respondeu algo que me impressionou muito: "Acredite que há ainda pior do que isso... E agora, lendo este capítulo (novo para mim), juro que não consigo sair daqui... estou em lágrimas e tinha que lhe dizer. Um beijinho, Teresa. A minha admiração e carinho transvasam.
.
Teresa Martins Marques            08-12-2013 19:19
É isso, querida Ana. Temos de saber ultrapassar os capítulos e os problemas. É preciso criar outros laços, outros interesses, outras formas de viver. Cada instante. Enquanto formos vivos. Um  beijo, T.
Ana Diogo          09-12-2013 22:32
Voltei, querida Amiga. Tenho medo de estar a ser inconveniente com esta necessidade de lhe dar conta das minhas impressões à medida que vou lendo o seu livro. Não me leve a mal... Isto de conhecer a autora é complicado... Ontem disse-me "Temos de saber ultrapassar os capítulos" e entendi que devia preparar-me para maiores dores. Compreendo agora quando uma vez disse que chorou muito ao escrever este livro. Eu tenho chorado a lê-lo, não posso sequer imaginar como terá sido dolorosa a sua escrita! E agora que tive de ler e reler o capítulo. "Ciúme e Narcisismo", parece que levei eu uma tareia de morte! Eu, mera leitora... Resta-me a esperança que tenha servido também de algum alívio, de catarse, à autora, porque coragem, acho que precisou de muita, desmedida! Desculpe estar a importuná-la com as minhas reacções, um pouco infantis talvez, à leitura que vou fazendo, mas é muito forte o impacto! Penso que outras pessoas talvez também tenham reagido e não tem de responder se lhe custa. Vou acabá-lo hoje, não tenha dúvida, porque estou absolutamente rendida à forma magnífica como escreve! Mesmo que doa… E depois vou reler, com mais calma – para aprender muito consigo… Não há forma de lhe agradecer uma tal dádiva! Um beijinho, Teresa. Imenso. Com muita ternura.
Ana Diogo          10-12-2013 16:55
Queridíssima Teresa
Como tencionava, terminei ontem a leitura do seu livro tão extraordinário! E digo-o não só em termos da temática que aborda, mas da forma primorosa como escreve. Como leitora senti-me constantemente seduzida, incapaz de pousar o livro, verdadeiro magnete – não há um momento de cansaço, pelo contrário, a apetência cresce à medida que se avança na leitura, dolorosa, sim, pelo conteúdo tão pungente, mas de inquestionável qualidade literária! O livro é belíssimo a todos os níveis, Teresa – só posso felicitá-la e regozijar-me consigo!
Tinha dito que os capítulos finais seriam duros de roer – obrigada por me ter avisado. São duros, muito mesmo, revelam meandros e podres da sociedade que nem se imaginam… e como é atroz a história de Lúcia, essa mulher extraordinária, tão generosa! Em contrapartida, o ‘Tango’ do Manaças é absolutamente delicioso, hilariante! 
E tem razão – que consolo, que beleza a carta de Beatriz! Se todo o livro é uma vigorosa tareia para o leitor, uma convocação do acordar para realidades tão escondidas, tão negligenciadas…, esta carta, plena de sensibilidade, de ternura, constitui um remate auspicioso, reabilitador da crença no ser Humano…

Neste momento estou embrenhada na 2ª leitura começada ontem já de madrugada, inadiável. Vou recolhendo as inestimáveis informações e esclarecimentos de âmbito literário (e não só!!) com que tão sábia e inteligentemente foi enriquecendo a obra. E educando o leitor menos esclarecido… Mas vou também observando com mais pormenor a forma admirável com que desfia este rol de personagens intensas, complexas, humanas, para o bem e para o mal, dando-lhes alma e dimensão psicológica. Magistralmente!

Ontem não cheguei a responder à sua observação sobre o prédio vermelho… Pelo pormenor e gosto com que o descreveu não me surpreende que seja a sua casa. Deve ser belíssima! Mas parece-me que o que mais a satisfez foi mesmo o facto de poder incluí-la no romance para aquele efeito específico! A Teresa é extraordinária!
Não sei como expressar de outro modo o quanto amei estas Mulheres/Homem que venceram os seus demónios! E acho que nunca lhe disse, mas vou dizer agora – gosto muito, muito e tenho um enorme orgulho na minha Amiga Teresa Martins Marques!

1 comentário:

  1. Antonio Cangueiro:
    Podem os encontros ocasionais ocasionar amores possíveis.
    Por um acaso a minha Manuela, ao mudar o carro para a sombra, vem e me diz: a nossa amiga Dra Teresa Martins Marques está a dar uma entrevista na Antena 1, logo o rádio ligo e atentamente escuto a entrevista.
    Dá-se a conhecer mais o trabalho de uma vida a mostrar os outros: " estamos marcados até aos 25 anos, o resto é melodia....", - Teresa Martins Marques,

    Entrevista onde mostra o seu carácter, a amizade que nutre pelos amigos, da atitude em nomear as pessoas que a ajudam no ENORME trabalho de nos dar a conhecer escritores e pessoas: Rodrigues Migueis, David Mourão Ferreira e Amadeu Ferreira. Claves de Sol, Chuva de Sombra e agora morte D.Juan, promovido o amor e a amizade, um próximo romance seria uma alegria.

    Parabéns pela entrevista.

    ResponderEliminar