16/10/2014

Recepção Crítica de A MULHER QUE VENCEU DON JUAN

"O que me faz falar deste romance é sobretudo a forma como foi escrito e, sobretudo, como essa forma o tornou actual e lhe conferiu, sem mais, um dos principais objectivos de qualquer romance, conto, novela, poema ou simples crónica: atrair e chegar aos leitores!"
José Mário Leite

"Um livro para todas as mulheres e todos os homens esclarecidos. Ou, quem sabe, os ajude a esclarecer."
Virgílio Gomes

"Teresa Martins Marques sabe contar a história, e sabe recontá-la a partir de um ponto de vista vigorosamente novo. "
Julieta Monginho

"... a Teresa põe o dedo na ferida, com a precisão de um bisturi e a amplitude de uma cultura que não permite a concessão ao lugar comum."
Isabel Cristina Rodrigues

"Um outro tema também abordado e que tem uma particular importância nas sociedades actuais é o da tirania exercida pelos filhos sobre os seus progenitores..."
Maria Carlos Lino de Sena Aldeia

“Adorei a narrativa, a forma de escrever, o colocar cenários e pessoas reais....é um livro magnífico.”
Manuel

“Pela forma como sente o que escreve ( porque só pode escrever assim, quem sente ).
por nos transportar para universos tão distantes e tão próximos, com nomes tão diferentes e vivências tão semelhantes.
Confessei à Anabela também, logo no final do segundo capítulo, que este livro mudou a minha vida.”
Helena, uma leitora de «A MULHER QUE VENCEU DON JUAN»

“Não posso deixar de dizer algo que me é muito querido: é um folhetim que trata o mirandês com o respeito devido a uma língua milenar e ao povo que a fala, que o divulga e dá a conhecer, o que é a primeira vez que acontece numa obra literária.”
Amadeu Ferreira .Comentário no Facebook

"... o livro lê-se num ápice, porque as trezentas e vinte e quatro páginas estão recheadas de peripécias múltiplas, onde a par da narrativa principal, outras narrativas se vão encaixando, sem nunca perder de vista o tema central da obra, ou seja, a violência doméstica."
Manuel da Mata

"O livro que Teresa Martins Marques acaba de publicar, A Mulher que Venceu Don Juan, é um empolgante romance, que se revê, folgadamente, no protocolo do “roman-feuilleton”, que fez fortuna em meados do século XIX."
"Teresa Martins Marques disseca, com mão experta de romancista, de ensaísta e de psicóloga, este tipo de personagem ambíguo e devorador (inseguro) que é o coleccionador de conquistas femininas (ou masculinas). "
Eugénio Lisboa

"A trama é muito forte, a urdidura impecável, e a construção das personagens muito definida e concreta .  O leitor fica agarrado desde o início."
Júlia Ribeiro

"Teresa Martins Marques conseguiu trazer à vida, através da tecnologia moderna, um Don Juan que conseguiu adaptar-se ao nosso século..."
Alexandru Gabriel Streinu

No meio de tanta literatura pós-moderna que não se preocupa com a  ética, tiro-lhe o chapéu. Não venceu só o Don Juan, venceu os cobardolas.
Onésimo Teotónio Almeida

"Laura é a sobrevivente de uma família em que duas mulheres, pela primeira vez, ao longo de muitas gerações, elegeram a solidariedade e o estudo como valores maiores."
Jorge Fernandes da Silveira

"Teresa Martins Marques, traça percursos de escrita, de vidas, de histórias, de textos literários, filosóficos, de sentimentos e olhares que se encontram, obliquamente, e que fazem sentido, todos eles raios conduzidos a um lugar."
Luísa Marinho Antunes

"Como boa romancista, Teresa Martins Marques envolveu as duas ideias de Amor e Luxúria numa teia social escandalosa real - a violência doméstica -, fazendo-as encarnar em personagens verosímeis e realistas."
Miguel Real

 "Este é um romance especial por várias razões, sobretudo pela sua qualidade formal e temática abrangente e actualizadíssima...
Vamberto Freitas

 A Mulher que Venceu Don Juan é um romance que do começo até ao fim engaja a curiosidade e a atenção do leitor. Um page turner, como se diz lá por onde moro.
Leonor Simas-Almeida

"Uma cativante  aventura pelos caminhos da Filosofia, Literatura e Psicologia, evidenciando um imenso conhecimento literário, cultural e histórico, numa linguagem rigorosa e atrativa, que nos prende e suspende às suas páginas, na ânsia da compreensão do desenlace final."
Mª Idalina Alves de Brito

"Um romance arrebatador que retrata uma hedionda realidade social.
Incidindo sobre uma temática extremamente actual e dramática, o romance de Teresa Martins Marques é uma obra envolvente pelo seu assombroso realismo e conteúdo pungente…"
Ana Diogo

"Um livro abrangente que versa toda a espécie de violência, não esquecendo a violência dos filhos em relação aos pais. A nossa geração quis dar o melhor aos filhos, sonhámos grandes sonhos para eles, foram criados como "reizinhos" e agora?"
Helena Martins Marques Faria

Gostei demais da resenha crítica de Maria João Cantinho. Sabe bem que sua obra é uma versão surpreendente e inovadora na tradição literária donjuanesca!
Maira Angélica Pandolfi

"Gostava ainda de salientar o quanto apreciei toda a informação que conseguiu incluir na história, por ex., sobre Tavira, Moncorvo, Lisboa, o teatro da prisão, o padre da música, etc., etc."
Maria van der Bent

"A primeira leitura, de um fôlego, por ansiar conhecer o desfecho do enredo, deu lugar a outra demorada, cuidada, reflectida. De novo me “agarraram” o tema central, os vários outros temas que se entrelaçam, a qualidade literária, a trama engenhosa que nos “prende” desde as primeiras páginas, o humor e a fina ironia, a erudição que não enfastia, a informação que nos abre caminhos, o carácter pedagógico de certas passagens."
Odete Brito

E o Dr. Fróis, personagem em Panamera transportado, é bem o mau exemplo desta sociedade ambivalente de " antes parecer que ser". ...Muitos dos nossos banqueiros , e outros especuladores encartados do tipo Madoff, bem precisariam de ler a " Mulher que Venceu D. Juan "
Artur Salgado

"Apreciei as figuras de mulheres que criou, com especial carinho para a Sara/ Esmeralda e a Lúcia."
Ilda Figueiredo

"A mulher que venceu D. Juan não é apenas Sara nem Lúcia, mas sim todas aquelas que cerraram um dia os punhos e olharam o medo de frente."

Maria João Cantinho

2 comentários:

  1. Um livro que vale a pena reler !

    Abraços à autora e ao compilador.

    ResponderEliminar
  2. Um livro que vale a pena ler...e reler.Parabéns.Beijinhos prima Teresa.

    ResponderEliminar