22/10/2014

UM MARCO NA LITERATURA PORTUGUESA, por Humberto Lima de Aragão Filho

“A Mulher que Venceu Don Juan” é um marco para a Literatura Portuguesa Contemporânea. Linguagem fluente, narrativa empolgante e vigorosa, Teresa Martins Marques, ao escrevê-lo, expõe o drama universal vivido pelas mulheres, vítimas da prepotência e da violência masculinas.O romance mescla realidade e ficção, cumprindo um importante papel ao trazer para a literatura a denúncia de uma problemática social estarrecedora. Diante da inexistência de um clamor contra os maus-tratos sofridos pelas mulheres ou mesmo quando as vozes são impedidas de contestá-los, as palavras escritas em “A Mulher que Venceu Don Juan”, substituindo-as, gritam por elas.

Humberto Lima de Aragão Filho
Faculdades Integradas de Rio Branco
Inicia a vida acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Deixa o curso de Direito para estudar no Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, onde se torna Bacharel em Teologia. Em seguida, cursa Filosofia na Universidade de Mogi das Cruzes. Em 1991, gradua-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde obtém, posteriormente, os graus de Mestre e Doutor. Sua tese de doutoramento, intitulada
A intencionalidade do tríptico de Lisboa, versa sobre a obra do escritor José Rodrigues Miguéis. Participa como conferencista (ao lado de José Saramago, Dr. Mário Soares e Dra. Teresa Martins Marques, dentre outros) do Colóquio Internacional comemorativo ao centenário de nascimento de José Rodrigues Miguéis, no Padrão dos Descobrimentos, em 2001. Possui ensaios publicados pela revista Mestrado em Direito – do Centro Universitário Fieo – Osasco, São Paulo, pela Gávea-Brown – A Bilingual Journal of Portuguese-American Letters and Studies– da Brown University, Providence, RI, e pela Videre Futura – revista das Faculdades Integradas Rio Branco. Escreveu o prefácio do livro Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso (Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005).
Atualmente, é professor dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social, Design e EAD das Faculdades Integradas Rio Branco. Professor Convidado da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Prefaciou e organizou o volume crítico Um exílio chamado saudade: antologia sobre José Rodrigues Miguéis (São Paulo, Editora Intermeios, 2014) reunindo ensaios de Massaud Moisés, Adolfo Casais Monteiro, João Alves das Neves, Cassiano Nunes, Jorge de Sena, Georges da Costa, Onésimo Teotónio Almeida e Teresa Martins Marques.

Sem comentários:

Enviar um comentário