21/06/2014

Peça de Teatro "Inesquecível Emília", Associação PELE, A Assembleia da República e "A Mulher que Venceu Don Juan"


  Quem mal anda, mal acaba. Joana iria ser presente ao juiz e depois  encaminhada para o  Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.  Tentando amenizar o choque, Paulo explicou a Lúcia que  Santa Cruz do Bispo era a mais moderna prisão portuguesa, inaugurada em 2005, gerida em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto.  Dentro  das circunstâncias, era o melhor que poderia calhar à Joana.  Tinha salas de aulas, ateliers de formação profissional, pavilhão polidesportivo, biblioteca, cabeleireiro e até um gabinete de estética e um supermercado. Lúcia interrompeu-o e disse, irónica, para abafar o sofrimento:
−  Hotel de cinco estrelas, queres tu dizer…
−  Pelo menos de quatro estrelas, olha que  parece.  E até  a creche para os filhos das reclusas faz inveja a muitos infantários por aí.  Para não falar dos projectos de ressocialização pelas artes, teatro, dança…
−  E que mais querem as presas? É caso para perguntar − dizia Lúcia, sem conseguir  disfarçar a mágoa.
−  Pelo menos,  tenta-se que não saiam de lá piores do que entraram. Ainda há pouco  fizeram uma coisa inédita. Depois de uma sessão plenária, foram à sala do Senado da Assembleia da República e representaram uma peça de teatro  − Inesquecível Emília.
− Estás a brincar!
−  Não estou nada a brincar. Veio  nos jornais e as reclusas até foram entrevistadas na TSF. O espectáculo foi construído por elas  a partir de uma carta escrita por um preso em 1914, tudo enquadrado num projecto europeu −  o PETTA−  inserido no Programa Leonardo Da Vinci.
− Como assim? − disse Lúcia, admirada.
− Ai tu julgas que só em Lisboa é que se fazem coisas ? – respondeu a rir.
− Está bem, está, tudo isso há-de interessar imenso à Joana. Talvez o gabinete de estética… 
Paulo via a angústia desta  mulher em cada palavra e ainda assim tentava  disfarçá-la com ironia.
Passou-lhe o braço pelo ombro :
− Não merecias isto,  minha amiga. Não merecias, não.
Lúcia encostou o rosto ao braço dele e  não  conteve as lágrimas.
Recompôs-se para atender o telemóvel. Era Francisco, muito preocupado, que lhe dizia que, se ela não pudesse regressar já a Lisboa, iria ter com ela ao Porto.
− Vem, sim, que estou a  precisar muito de ti.
Ela sabia bem que em certos momentos da vida assumir a fraqueza é  a prova máxima de força.

Extracto do livro "A Mulher que Venceu Don Juan"
--------------------------------------------------------------------------------------------


Peça de Teatro "Inesquecível Emília"
Sala do Senado, dia 12 de julho, após Sessão Plenária
 
A Assembleia da República e a Associação PELE promovem a apresentação da peça de teatro “Inesquecível Emília”. Este espetáculo é protagonizado por reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

Entrada livre, limitada à capacidade da sala.





Reportagem TSF: "Ala Feminina" (com vídeos)

Como é o quotidiano das mulheres na prisão? Lá elas são mães, vaidosas, apaixonadas, mas também segregadas. Lutam por direitos fundamentais, lêem e escrevem cartas. É um universo pouco conhecido pelo público em geral e muitas vezes estereotipado. A TSF passou mais de um ano a ouvir histórias do cárcere no feminino. Do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo a Tires, desfiamos desabafos, mas também o despertar de novas vidas e motivações até à aurora da liberdade.

Entrevista áudio TSF (06/06/2013):

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=3259596



Sem comentários:

Enviar um comentário