26/06/2014

Ilda Figueiredo e "A Mulher que Venceu Don Juan"

Boa noite Dr.a Teresa Marques

Já li o seu livro da mulher que derrotou D. Juan. Muito interessante.
Valeu a pena.
Apreciei as figuras de mulheres que criou, com especial carinho para a Sara/ Esmeralda e a Lúcia.

Muitos parabéns.

Felicidades.
Um beijo

Ilda Figueiredo


Maria Ilda da Costa Figueiredo (Troviscal, 30 de Outubro de 1948) é uma economista e política portuguesa.

Passou a infância e a juventude em Troviscal, até se mudar para Chaves com a família. Casou-se aos dezanove anos, altura em que foi para Vila Nova de Gaia. Iniciou a sua vida profissional como professora do Ensino Primário, e licenciou-se em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Nunca deixou de leccionar, tendo passado pela Escola Secundária Almeida Garrett e pelo Instituto Superior Jean Piaget, além de ter orientado acções de formação para professores. É mestre em Administração e Planificação Escolar, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1998). Em Aveiro fez parte da Juventude Operária Católica e filiou-se no Partido Comunista Português, após o 25 de Abril de 1974. Colaborou com o Sindicato Têxtil do Porto, onde se profissionalizou como técnica sindical, em 1977. Dois anos depois, estreava-se como deputada à Assembleia da República, eleita pelo PCP, funções que manteve até 1991. Paralelamente desempenhou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, entre 1983 e 1990, sendo encarregue do Pelouro do Ambiente e Jardins. Em 1994 voltou a desempenhar funções autárquicas, desta feita na Câmara Municipal do Porto, sendo reeleita em 1997. No primeiro mandato ficou com o Pelouro da Saúde e Sanidade e pertenceu ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. No segundo mandato, na sequência de um desentendimento com o presidente da câmara, o socialista Fernando Gomes, não teve nenhum pelouro atribuído.
Em 1999 Ilda Figueiredo foi eleita pelas listas do PCP para o Parlamento Europeu, onde pertence ao grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde , sendo reeleita em 2004 e em 2009, desta vez como cabeça de lista .

Ilda Figueiredo é colaboradora regular em diversos órgãos de comunicação social e escreveu Educar para a Cidadania (1999) e No Mar Não Há Árvores (2003), com reflexões sobre Portugal e o mundo no pós-11 de Setembro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilda_Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário