15/04/2014

Carta de um Leitor de «A Mulher que Venceu Don Juan »

Boa noite Profª Teresa Martins Marques,

Queria explicar-lhe porque é que este "mascarado" de bombeiro lhe pediu amizade. Antes de tudo sou de facto bombeiro voluntário e arqueólogo de profissão. Depois dois motivos me levaram a pedir-lhe amizade, um foi a Augusta e outro o livro que ela me recomendou "A Mulher que venceu Don Juan".
Fiz uma leitura "acompanhada" do livro, a Augusta ia-me fazendo perguntas e eu ia-lhe colocando algumas questões e rapidamente fui transportado para dentro da narrativa....conhecia os locais, a existência das casas seguras, uma vez que enquanto ex- autarca trabalhei com várias entidades responsáveis por essas e outras situações de violência e até de algumas pessoas. Queria só fazer um pequeno reparo, se me permite. A Caparica é o centro de um conjunto de locais...o Monte, a Torre, a Costa, a Sobreda e a Charneca de Caparica. Infelizmente mesmo em documentos oficiais a grafia está incorrecta e aparece da e não de Caparica. É um pormenor...de arqueólogo.Outro pequeno pormenor...uma gralha, animal em vias de extinção devido aos correctores ortográficos, é quando se fala da curva do Mónaco e que aparece como Minico, da primeira vez que é referido....na segunda está correcto.
Livraria Ferin, dezembro de 2013
Os locais de Caparica, a Torre Velha, a minha casa, a Faculdade de Letras, onde ainda vou voltando apesar das magoas que me acompanham...mas passado é para reflectir mas vive-se o presente.
Quando falou da João Coutinho, que não vejo há muitos anos, mas que se iniciou na arqueologia...Tudo se conjugava para viver toda a história e à medida que lia ia entendendo alguns enredos e comecei a dar nomes, que eu pensava reais, às personagens e não me enganei muito....a história tornava-se cada vez mais real e eu estava dentro da história, não me senti leitor, mas personagem.Mas o que lhe quero dizer é que adorei o livro, de uma enorme intensidade, que me comoveu até às lágrimas e que me custa abrir porque sei o resultado...Já disse à Augusta, este livro tornou-me seu fã. Adorei a narrativa, a forma de escrever, o colocar cenários e pessoas reais....é um livro magnífico.
E isto tudo serve no fundo para quê, para lhe agradecer a partilha que fez com
este humilde leitor.
Muito Obrigada.
Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário