13/04/2014

Saída: A Mulher que Venceu Don Juan de Teresa Martins Marques

Sinopse:A Mulher que Venceu Don Juan de autoria de Teresa Martins Marques


A Mulher que Venceu Don Juan inclui no entrecho ficcional três personagens de fundo donjuanesco. Amaro Fróis, cirurgião plástico, procura nas mulheres a vingança de um passado tenebroso; Manaças, serial lover, recalca uma pulsão proibida; Joana colecciona os namorados das amigas. Os três serão vencidos: o primeiro por uma mulher que subestimou; o segundo pelo verdadeiro objecto do desejo recalcado; a terceira por uma presidiária, cujo companheiro seduziu. A protagonista, Sara Dornelas, escapa à morte e encontra o amor, realizando, pelo estudo, um sonho antigo. Dois seres de eleição, a psicóloga Lúcia e Paulo, comissário da polícia, assumem um papel decisivo no desmantelamento de uma rede tentacular e no castigo dos criminosos, unidos por ignorados laços de sangue. Travejada por diálogos vivos, ora dramáticos ora humorísticos, a acção decorre em múltiplos lugares, potenciando o efeito de real pela intrusão de figuras verídicas que interagem com as personagens ficcionais. Entretanto, Manuela, jovem doutoranda, prima de Doña Juana, prepara em Copenhaga, e defende com sucesso, uma tese sobre o Diário do Sedutor de Kierkegaard, duplicando, no plano teórico, os meandros do desejo, no plano da acção, e gerando uma atmosfera de suspense até ao último fio da intriga romanesca.

Autor: Teresa Martins Marques
Editor: Âncora Editora (Dezembro, 2013)
Género: Romance
Páginas: 328

Referência Bibliográfica - Texto de divulgação de lançamento
_____________________________________________

Sobre a Autora Teresa Martins Marques



Ensaísta,crítica literária e investigadora integrada no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa onde se licenciou em Filologia Românica (1975), obteve o mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (1992) e  doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesas na Universidade de Lisboa.

Teve a seu cargo a direcção da organização do Acervo literário de David Mourão- Ferreira, na Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1997 e 2004. Autor tema da sua tese de doutoramento na Universidade de Lisboa.
Teresa Martins Marques,uma das mais fecundas ensaístas da literatura portuguesa contemporânea,por sua competente crítica literária. É muitíssimo respeitada e admirada no Mundo das Letras por sua brilhante produção literária,pela seriedade e dedicação do trabalho de investigação,por seu profissionalismo realizado ao longo de sua carreira, ou melhor, da sua vida.

por: Lélia Pereira Nunes e Irene Maria Blayer

Fonte: http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades/?k=Saida-A-Mulher-que-Venceu-Don-Juan-de---------------Teresa-Martins-Marques.rtp&post=46268

Sem comentários:

Enviar um comentário