27/07/2014

A trama é muito forte,por Júlia Ribeiro

“A Mulher que venceu Don Juan”

A trama é muito forte, a urdidura impecável, e a construção das personagens muito definida e concreta .  O leitor fica agarrado desde o início .
A certa altura comecei a dar comigo a pensar que tudo iria encaixar para um ajuste de contas. E, afinal, aparece mesmo o "ajuste de contas".
 Em suma,  gostei de tudo no teu romance.

Parabéns , Teresa,   mil parabéns.
Perdoa pela demora em dar-te esta insossa opinião.

Júlia
...aos quinze anos


Ver : http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/07/constantinorei-dos-floristas-escaparate.html
C.V.
Maria Júlia Ferreira de Barros Guarda Ribeiro (Biló)
Data de nascimº -   17.08.1938
Local de nascimº –  Torre de Moncorvo
Escolaridade:
Ensino Primário -  de 45/46 até 48/49 – Moncorvo
Ensino Secund.º - Colégio Campos Monteiro – de 49/50 até 53/54
                               Liceu de Bragança -   54/ 55 e 55/56
Ensino Superior – Univ. de Coimbra – de 56/57 até 60/61 -  Licenciatura em Filologia Germânica  e  Curso de Ciências Pedagógicas.
Tema da Tese de Lic. -  Após recusa do meu trabalho sobre “Der kaukasische Kreidekreis”  ( O Círculo de Giz Caucasiano) de Bert Brecht – então proibido em Portugal - voltei-me para a dramaturgia de Schiller,  tendo escolhido  “Don Karlos,  Infant von Spanien”,  extraordinário hino á Liberdade,  para  análise literária, histórica e política, sendo a  tradução do drama para Português obrigatória.

Prémios e Bolsas de estudo enquanto estudante:
1956, Setº -  Prémio Camilo Castelo Branco pela melhor nota global no exame nacional do 7º Ano (actual 12º),  no Liceu de Bragança.
1956, Dezº  – Prémio do Goethe Institut pela melhor nota no exame nacional de Alemão : bolsa de estudos para um curso de  seis semanas na Univ. de Heidelberg. (Agosto / Setembro de 1957).
1960 –  Por proposta do Professor Paulo Quintela,  obtive uma bolsa de estudos  do Deutscher Akademischer Austauschdienst  (DAAD)  para um Curso de Verão em Göttingen.


Carreira Profissional
Professora eventual  ( não se ganhava em férias e não se tinha vínculo contratual)  de Inglês,  no Liceu da Figueira da Foz – de 1961 a 1965.               Por razões de cariz  político,  fui expulsa do ensino oficial.                    
Entrei no Ensino Particular - Externato de Porto de Mós -  onde leccionei Português, Inglês e Alemão  de 1965 até 1969 .           
Situação política no país: Salazar havia caído da cadeira em 1968. Marcelo Caetano é 1º Ministro  e “pisca à esquerda”. Nomeia Veiga Simão como Ministro da Educação. Parece haver alguma abertura ideológica.
Há concurso de provas públicas para estágios liceais,  pagos pela 1ª vez em Portugal. Concorri para estagiar no Liceu Normal D. João III, hoje Esc Sec. José Falcão,  em Coimbra.  Entrei. Leccionei Inglês  e Alemão sob a vigilância do metodólogo, Dr. Leitão de Figueiredo.  Fiz  o Exame de Estado em 1970.
Colocada como professora auxiliar (não havia quadro e continuava a não haver vínculo)  no Liceu de Leiria . Nomeada Directora  do 3º Ciclo de 1970   até  1974.
1973 nomeada professora adjunta. (Já havia quadro e vínculo ao empregador, o Ministério da Educação). 

25 de Abril de 1974 
Nomeada Directora do Magistério Primário de Leiria;  aí trabalhei de 1974 a 1977.                                                                                                       
1975 – Curso de  Pós-Graduação na área de “Formação de Formadores” orientado por pedagogos e psicólogos portugueses,  franceses e norte-americanos  ( Obrigatório e custeado pelo Min. da  Educ.). 
1976 – Nomeada Professora efectiva .                                                                                   1977 – Regresso ao Liceu de Leiria, então já chamado Esc. Sec. de Francisco Rodrigues Lobo . 
 
 De 1977 até 1985 – Orientadora de Estágio (Profissionalização em Exercício ; Formação em Serviço )  para Inglês e Alemão.  Núcleos de estágio: Leiria, Marinha Grande, Vieira de Leiria e Peniche. Acções de Formação e Seminários em outros núcleos de estágio: Aveiro, Figueira da Foz, Viseu, Coimbra .
1985/86  - Equiparação a Bolseira no estrangeiro,  atribuida pelo Instituto de Alta Cultura . Objectivo: o estudo do sistema escolar alemão (RFA e RDA) , pela observação, análise,  registo  e  síntese  de tipos de escola e de formação de professores. (6 meses sob a orientação de pedagogos da Humboldt Universität: observei várias escolas  de Berlin  e  6  meses sob a orientação do Departamento de Pedagogia da Universidade de Leipzig: observei diversas escolas nesta cidade).                                                                                                       
 No Dia do Professor – 04. 05.1986  - fui agraciada na Humboldt Univ. em Berlin, com a medalha de prata da “Amizade entre os Povos” e a Univ. de Leipzig atribuiu-me a medalha de honra da Universidade.  
Destaco uma sessão que realizei na Univ. de Leipzig ,  pelo interesse que despertou entre estudantes e professores de História: a projecção de 30 slides , “Os Muros Falaram” -  pinturas murais e grafismos  -  ed. pelo Instituto de Tecnologia Educativa, col. 4,   Lisboa,  Abril de 1975.  (Língua usada na referida sessão – Alemão).
A sessão foi anunciada no jornal da Universidade  e a televisão da RDA transmitiu cerca de 2 min. dela.
A convite do Professor polaco Doutor Piotr Dziewiski, que assistira a esta sessão, repeti-a no Instituto de História,  na Univ. de Cracóvia. As perguntas que se seguiram versaram sobretudo o tema “a Escola Portuguesa após a Revolução de Abril”. (A língua usada foi tamém o Alemão).

De 1986 a 1988 -                                                                                             - Esc. Sup. de Educação de Leiria - Orientação de estágios em Inglês e Alemão;                                                                                                           - Coordenaçã de  vários seminários para  os formandos do meu e de outros grupos.

Em 1988-89, 1989-90 e 1990-91 -                                                                             -  Equiparação a bolseira no país, atribuida pelo Ministério da Educação.  
-  Na Faculdade de Psicologia da Univ. Clássica de Lisboa : frequência                                     do Curso de  Mestrado  em Ciências da Educação.  Parte curricular:  12  cadeiras.Classificação:M.B.                                                                                                       -  Tema da tese, “O Inglês para a Ciência e Tecnologia” : M.B.
– No Centro de Formação de Leiria – como  professora formadora nos termos do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores.                                             - orientação de acções de formação para formandos e formadores;                                                                                                        -  seminários de Alemão,  Inglês  e Técnicas de Tradução de Inglês e de  Alemão para professores destas disciplinas,  em  escolas secundárias de Leiria,  Coimbra,  Aveiro,  Marinha Grande,  Figueira da Foz,  Viseu, Lisboa ,  Laranjeiro,  etc.     

Tarefas encomendadas pelo Ministério da Educação    
1981/82 –  co-autoria de uma   Colectânea  de textos  didactizados para apoio de Técnicas de Tradução de Inglês.
1984/85 -  co-autoria  dos novos programas de Técnicas de Tradução de Francês, Inglês e Alemão .
1984/85 –  co-autoria de uma 2ª colectânea de textos didactizados para apoio de Técnicas de Tradução  de Inglês.
1984/85 -  autoria de uma colectânea de textos didactizados para apoio de Técnicas  de Tradução de Alemão.
De 1982 a 1996 - Membro da equipa de revisão de provas de exames a nível nacional  de Inglês e Alemão, que haviam sido sujeitas a recurso.
De 1987 a 1996 -  Membro da equipa de elaboração de provas de exame a nível nacional ,  de Inglês  e  de Alemão (nível superior) .
Em 1994 e 1995 -  Membro da equipa de elaboração de Provas de Aferição.
De 1994 a 1996 – Membro do 2º  Júri da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC),  para a  apreciação de currículos e de trabalhos de natureza educacional dos  professores candidatos à passagem do 7º para o 8º escalão,  para progressão na carreira. (Esse tipo de avaliação teve curta duração).

Bolsas de estudo :  várias , de instituições e entidades como :
Ministério da Educação,  Instituto de Alta Cultura,  British Council,  Goethe Institut ,  Herder Institut,  DAAD  e da Ontario Secondary School Teachers’ Federation .
Doutoramento realizado em Ingalterra,  na área  de “Philosophy in Education”  -  Tese : “ Planning for Educational Purposes” ,  London, 1997, já após a aposentação. 

Membro de uma equipa internacional,  o  “ Giessen Projekt ” ,  coordenado por três grandes linguistas, os Profs. Doutores Gerhard Neuner, Eberhard Piepho e Christopher Edelhof e a que pertenciam professores de Alemão do Ensino Superior e Secundário de vários países.  Em Portugal o projecto tomou a designação  de  “KOOP-Portugal”.  Objectivo: pesquisar, recolher e didactizar materiais autênticos.  Trabalhou-se em Göttingen, Tübingen e no Goethe Istitut  em  Lisboa  e  Coimbra,  entre 1981 e 1986.

1980-1982 : Membro efectivo dos corpos gerentes do Sindicato dos Professores da Zona Centro.

Publicações:
Introdução ao artigo do Prof. Doutor Stefan Ettinger:   “Friedrich Diez e os primórdios do ensino do português na Alemanha” ,  in “ ICALP – Revista”, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa,  Junho-Setembro / 1988, nº 12 e 13 , pp. 102-109
Co-autoria do estudo:  “A representação de professor em alunos de 7, 11 e 15 anos” ,  in  APOGEO”,  Revista da Associação de Professores de Geografia,   Setembro de 1990,  nº 4,  pp. 13-29
 “ Há magia na tradução ?” ,  in: “Zacuto” ,  Revista Semestral – Jan/Jun, 2000 – Ano III,  nº 4,  pp.73-80
“ Caracterização da Mulher e do Homem à luz do  Dicionário de Transmontanismos”  in: Revista Campos Monteiro – História, Património, Cultura ,  nº3,  Moncorvo,  2008 ,  pp.65-76
“Quem foi Violante Gomes,  a Pelicana?”, in :  Revista Campos Monteiro – História, Património, Cultura ,  nº 4,  Moncorvo, 2009,  pp.135-155
“Os conceitos de Democracia e de Pedagogia em António Sérgio “, in:  Revista Colégio Campos Monteiro – Ensino e República , nº especial,  2010,  pp.21-25


Livros publicados
1- Contos ao Luar de Agosto, vol I  (96 p.)
    autora : Júlia de Barros Biló
   capa : aguarela de Guilherme Correia, segundo fotografia 
    Editora: Magno, Ideias e Informação , Leiria , 2000
    1ª Ed. 1000 exs.
    Patrocínio Exclusivo da Câmra Munic. de Moncorvo
    Depósito Legal :159522/00
    ISBN :  972-8345-30-5   

                       - Bibliot. Moncorvo e Bibliot. Nacional -


2- Somos Poeira, somos astros  (96 p.)
    autora : Júlia de Barros Biló
    capa : agaurela de Guilherma Correia
    Editora: Magno, Ideias e Informação, Leiria, 2000
    ed. de autor c/ apoio da Câmara Munic. de Moncorvo  : 5oo exs.
    Depósito Legal : 159523/00
    ISBN  :  972-8345-31-3 

                                    - Bibliot. de Moncorvo e Bibliot. Nacional -


3- Contos ao Luar de Agosto, vol.II  (156 p.)
    autora : Júlia de Barros Biló
    capa: aguarela de Guilherme Correia, segundo fotografia 
    Editora : Magno, Ideias e Informação, Leiria, 2001
    1000 exs.
    Patrocínio Exclusivo da Câmara Munic. de Moncorvo
    Depósito Legal : 159522/00
    ISBN : 972-8345-40-2

                                 - Bibliot. Moncorvo e Bibliot. Nacional -  


  
 4-  De Olvido e de Silêncio - crónicas e contos  (160 p.)
      autora : Júlia de Barros Biló
      capa : aguarela de Guilherme Correia 
      Editora: Magno, Ideias e Informação, Leiria, 2001
      1000 exs.
      Patrocínio Exclusivo da Câmara Munic. de Moncorvo
      Depósito Legal : 1701192/01
      ISBN : 972-8345-39-9

                                       -  Bibliot. de Moncorvo e Bibliot. Nacional -  



5 - Constantino, Rei dos Floristas - Uma Quási-Biografia  (302 p.)
      autora : Júlia de Barros Biló
      capa : aguarela de Guilherme Correia, segundo gravura existente
      na Bibliot.Nacional
      Editora : Magno Edições, Leiria, 2003
      1000 exs.
      Co-edição : Magno e Câmara Munic. de Moncorvo
      Depósito Legal : 197650 / 03
      ISBN : 972-8345-62-3
                                           Bibliot. Moncorvo e Bibliot. Nacional



 6 - Os Contos da minha Avó - contos para crianças
   autora : Júlia Guarda Ribeiro (Biló) - (96 p.)
     capa e ilustrações da neta Catarina Isabel (8 anos)
     Editora : Magno Edições, Leiria, 2003 
     5000 exs
     Apoios das Câmaras Municipais de Leiria e de Moncorvo 
     Depósito Legal :197649 / 03
     ISBN : 972-8345-64-X



7 -...e chegaram três Reis Magos em Agosto - história de vida (20 p.)
        autora : Júlia Guarda Ribeiro
       ilustração : Guilherme Correia   
       design : Luis Mendonça
       impressão : Greca, artes gráficas, Porto, 2005
       tipografia : Andrade DS TYPE    
       ed. de autor : 500 exs. 
       dep. legal 236161/05


8 -  Recordar Guarda Ribeiro  (in memoriam)
       autora: Júlia Guarda Ribeiro (recolha de textos e anotações) -  
      (160 p.)
       capa e contra-capa : José Oliveira
       Editora: Folheto Edições & Design, Leiria, 2006
       ed. de autor c/apoio da Câmara Munic. da Marinha Grande – 500
        exs.
         Dep. legal 241 591 / 06
         ISBN - 13 : 978-972-8821-60-9
         ISBN - 10 : 972-8821-60-3


9 -   Duas rosas vermelhas que nunca cheguei a receber - história
         de vida (20 p.)
           autora : Júlia Guarda Ribeiro
         ilustração : Guilherme Correia
         Editora : Folheto Edições & Design, Leiria, 2007
         ed. de auor: 500 exs.
         Depósito legal - 250 719/06


10 -  Primeira Comunhão    - história de vida (20 p.)
        autora : Júlia Guarda Ribeiro
        ilustração : Guilherme Correia
        Editora : Folheto Edições & Design, Leiria, 2008
        ed. de autor : 500 exs.
        Depósito legal . 285 849/08
        ISBN 978-989-8158-37-6



11- Mulheres da Marinha Grande- histórias de luta e de coragem (128 p.)
      autora: Júlia Guarda Ribeiro
      ilustração : Guilherme Correia
      Editora : Folheto Edições & Design, Leiria, 2008
      Edição do MDM, c/apoios da Câmara Municipal e
     da Junta de Freguesia da Marinha Grande; 1ª ed. - 500 exs.
       Depósito Legal : 271 954 / 08
       ISBN 978-989-8158-01-7 





12 -  A Parábola dos três Anéis  -  conto infanto-juvenil  (26 p.)
       autora : Júlia Guarda Ribeiro 
       ilustração : Guilherme Correia
       Aditora : Folheto Edições e & Design, Leiria, 2009 
       ed. de autor c/ apoios do Governo Civil de Leiria e das Câmaras
       Municipais de Leiria e de Marinha Grande - 750 exs. 
         Depósito Legal :301 434/09
         ISBN  978-989-8158-59-8

NOTA : A Professora Doutora Célia Sousa, de Leiria,( especializada em ensino de crianças com deficiência) considerou que este conto – um apelo à tolerância e à paz -  tinha muito interesse para todos as cianças. Por isso o passou para Braille e existem exemplares para crianças cegas e amblíopes.
Se o pedido for feito através do  BLOG  " Moncorvo - Farrapos de Memória" e a pessoa interessada deixar o endereço, o livro ( sem custos) chegará às mãos dos que o necessitarem. Ou à Escola onde a criança/o jovem ou até o professor se encontrem. Deste modo, toda a turma o poderá ler.


13 - Mulheres da Marinha Grande - histórias de luta e de coragem (176 p.)
      autora: Júlia Guarda Ribeiro
      ilustração : Guilherme Correia
      Editora : Folheto Edições & Design, Leiria, 2010
      Edição do MDM, c/apoios da Câmara Municipal e
      da Junta de Freguesia da Marinha Grande; 2ª ed. aumentada - 500 exs.
       Depósito Legal : 308 908 / 10
       ISBN  978-989-8158-68-0

1 comentário:

  1. Sabia que a doutora Júlia Guarda Ribeiro tinha um vasto currículo, mas não o imaginava tão rico. Pelo que conheço dela, talvez a parte mais valiosa seja a que não cabe nestes registos. .É que além do seu saber e da sua sabedoria a doutora Júlia tem uma sensibilidade e outras e raras qualidades humanas, (manifestadas ao longo da vida no seu dia a dia) não menos valiosas. São a base onde assenta o que o registo que nos mostra.
    Que sorte tê-la por amiga!
    Um apertado abraço
    lino

    ResponderEliminar