09/07/2014

Relê-lo é fundamental

Também somos os livros que lemos, aqueles que mais nos"marcaram”. Tenho por hábito relê-los, passados longos períodos de tempo. Por curiosidade, por necessidade de saber até que ponto mudei ou se sigo igual ao que fui. Já tive algumas (poucas) desilusões. Se conheço a biografia do autor, tento não o confundir com a obra. Acontece que admiro alguns como escritores e abomino-os como pessoas.
Vem isto a propósito da minha segunda leitura de “ A mulher que venceu Don Juan”. Tive o privilégio de conhecer a Teresa pessoalmente depois do meu primeiro contacto com o romance. A escritora talentosa, a intelectual culta e séria revelou-se-me uma mulher calorosa, despretensiosa, simples, comunicativa, amiga. A sua vida pessoal, os seus projectos de escrita despertaram em mim o desejo, a curiosidade de entrar outra vez no romance, estar mais atenta a todos os pormenores, descobrir aspectos que me passaram despercebidos. A primeira leitura, de um fôlego, por ansiar conhecer o desfecho do enredo, deu lugar a outra demorada, cuidada, reflectida. De novo me “agarraram” o tema central, os vários outros temas que se entrelaçam, a qualidade literária, a trama engenhosa que nos “prende” desde as primeiras páginas, o humor e a fina ironia, a erudição que não enfastia, a informação que nos abre caminhos, o carácter pedagógico de certas passagens.
Se já leram o livro, leiam-no  novamente. Na primeira leitura, devora-se. Na segunda, degusta-se com prazer redobrado.
Odete Brito


Odete Brito – Professora aposentada. Licenciatura em Filologia Germânica e curso de Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora do ensino liceal e técnico. Leitora de Português na Universidade de Leeds, Inglaterra.Colaboração na elaboração de um curso de Português,”Get by  in Portuguese”, produzido e transmitido pela BBC. Professora de Português a Estrangeiros no Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Lisboa. Orientadora na formação de novos leitores de Português no mesmo Departamento. Professora de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade Popular ,na Faculdade de Educação e Faculdade de Ciências (Universidade da Estremadura),em Badajoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário